labrys, études féministes/ estudos feministas
janvier /juin 2007 - janeiro / junho 2007

 

O número 11 de Labrys, études féministes / estudos feministas confirma sua vocação internacional e multidisciplinar: um dossiê sobre os feminismos no Peru e um dossiê sobre Escritoras, abrem aos olhares os caminhos da alteridade, da pregnância do imaginário na instituição da realidade e das experiências reais e localizadas das mulheres, desveladas por práticas discursivas e não discursivas . O dossiê livre se estende sobre temáticas e análises diversas, sempre feministas, sempre engajadas, pois a transformação não é possível senão com a detecção dos mecanismos e tecnologias do assujeitamento das mulheres.

As abordagens teóricas são múltiplas, indo da história das mulheres strictu sensu – sua presença nos quadros mesmo da história oficial- à uma crítica literária feminista ao patriarcado e seus tentáculos em textos de mulheres. Sempre presente, a perspectiva multilíngüe tenta mais uma vez quebrar as barreiras lingüísticas que enclausuram os feminismos na univocidade de uma linguagem específica e oferece textos em francês, espanhol e português.

O dossiê “leituras” é dedicado a Zeila Navarro Swain, feminista, artista plástica, poeta, mulher do mundo, saudosas que estamos de seu sorriso e engajamento à promoção do feminino, em homenagem póstuma.

 

labrys, études féministes/ estudos feministas
janvier /juin 2007 - janeiro / junho 2007