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QUE ‘BABADO’1 É ESSE? CORPO, SEXUALIDADE E LESBIANDADE2 NO GAY PRIDE3 Patrícia Lessa4 Ouço ruídos de passos, vozes, cantos. Que risos são
estes, gestos, abraços, beijos que me assombram e perturbam? Que imagens
são estas, partindo estereótipos, rompendo silêncios, que invadem meu
olhar? Subtraídas do social, amordaçadas pelo estigma e pela invisibilidade,
o amor, o A Parada Gay, também chamada de Parada da Diversidade, Parada Livre e outros nomes que variam de acordo com a região onde se realiza o evento ou de acordo com os grupos que a organizam, representa um momento onde os movimentos LGBTTs6 promovem atividades políticas e culturais de grande alcance social. O histórico da Parada do Orgulho da cidade de São Paulo repercute uma crescente participação, militantes ou não, que culminou em aproximadamente um milhão de pessoas desfilando pela avenida Paulista ao som dos 21 carros distribuídos ao longo do percurso, de acordo com os organizadores no ano de 2003. Pensando na repercussão do evento, perguntamos: Como as pessoas que se dizem heterossexuais vêem o evento? Porque participam? Como reconhece-los? E, como as pessoas encaram os milhares de gays, lésbicas, travestis que promovem e participam das Paradas? Como identifica-los em meio à tamanha multidão? O que as mulheres fotografadas tem incomum? Seriam todas lesbianas? Foi pensando nestas questões que no ano de 2002 fotografei
mulheres participando das Paradas de São Paulo e de Curitiba, e com as
fotos organizei uma exposição realizada de vinte e três de junho a cinco
de julho de 2003 na Biblioteca da Universidade de Brasília. Durante a
Exposição deixei um caderno para que os/as visitantes pudessem deixar
seus nomes, contatos e algum comentário. Os comentários foram muitos e
surpreendentes e é justamente sobre eles que o texto irá O texto foi dividido na discussão sobre corpo e identidade,
fazendo referencia as teorias de Judith Butler, prioritariamente, e depois,
num momento seguinte à discussão do corpo e sexualidade, pensando como
o dispositivo da sexualidade atua na sociedade de forma a O corpo em evidencia nem sempre é um corpo evidente. Sorrisos,
poses e gestos são a expressão mais colorida e alegre da diversidade humana,
diversidade que nem sempre rima com identidade (Young, s/d), pois nenhum
traço nestes corpos pode traduzir exatamente quem são, o que fazem e o
motivo para estarem ali naquele momento. Ao trabalharmos com as categorias
corpo, sexualidade e identidade estamos pensando-as a partir de pressupostos
feministas que questionam a naturalização dos mesmos, e além disso, mostram
o caráter O corpo e a identidade são categorias sempre presentes nos movimentos LGBTTs? Se o corpo é marcado pelos lugares por onde passamos, pelas pessoas que participam de nossa vida, pelas histórias que vivemos, como podemos fixar uma identidade universal no movimento LGBTT? Onde se encontra o laço entre a subjetividade individual e a coletiva, é o local para encontrarmos este corpo marcado? O corpo é maleável, mutante, transitório, o corpo é histórico. Quando o corpo começa a carregar o fardo da identidade fixa, fixa-se ali uma imagem cristalizada no tempo e no espaço, cria-se uma representação social. A marca da lésbica como um ser abjeto é tão presente em
nossa sociedade que vemos a fúria com que algumas pessoas escreveram seus
comentários: “Desgraçadas nojentas vão todas arder
no fogo do inferno! Vocês
só querem aparecer fiquem nuas que
é mais fácil. Provem uma pica
e vão saber o que é
bom”, temos aqui um ‘local de fala’ marcado, apesar da pessoa
não “Parábens Patrícia! A exposição está maravilhosa! Que bom que alguém teve tal iniciativa, a universidade precisava! Não ligue para tais comentários absurdos que estão atrás deste. Apesar de sermos universitários muitos ainda têm a mente pequena. Valeu!” . As frases evangélicas sobre o inferno tomaram grande parte das folhas, por isso, chamaram a atenção e foram respondidas por pessoas que se identificaram. Para Navarro-Swain (2002) essa é a relação heteronômica, ou seja, quando não se encontra explicação busca ancorá-la no comum, no familiar, e aqui o inferno caí como uma luva, pois está nas bocas e mentes de alguns grupos religiosos. Dentro dessa instituição discursiva ele ainda afirma que a falta do pênis é o problema maior das lesbianas, pois as mesmas não conhecem o que “é bom”. A salvação desse inferno é única: adorai o pênis e estarão salvas, pois é inconcebível uma mulher não priorizar o sexo oposto. Na seqüência de seu comentário, escreve: “Isso
é nogento”7.
O que é nojento? Mulheres alegres, festivas, ou uma imagem cristalizada
do que ele imagina ser uma lésbica? Afinal, muitas foram às mulheres fotografadas,
como identificar quem é e quem não é lésbica? Podemos avançar nesse fio
de questões e Ancorado no que lhe é familiar o comentário preocupa-se em definir as imagens como de pecadoras, de pessoas que recusam o pênis e por isso não estão na ordem do Pai. A discussão da identidade para Braidotti, engessa os indivíduos em representações totalitárias e uniformes. Ao discorrer sobre o/a imigrante, o/a exilado/a e o/a viajante, levanta uma série de questões relativas a identidade cultural: “la identidad cultural, ? puede A autora, então propõe o nomadismo identitário, As discussões feministas sobre a identidade, abordadas
por autoras como Braidotti, Butler, Young, procuram Para Rich (Navarro-Swain, 2000), a política de localização deve não tanto enfocar as características generalizantes, mas preocupar-se com especificidades, dar atenção as diferenças entre as mulheres. Nessa política de localização, Navarro-Swain (2002) discute a heterossexualidade compulsória como uma prática discursiva regulatória onde a relação homem-mulher, em sua construção hierarquizada e fixa, serve de referencia e modelo para imprimir a norma, a regra, como se em outras sociedades e em outros momentos da história essa fosse a única prática sexual conhecida. Para Foucault, o Dispositivo da Sexualidade foi instaurado
para Dentre os efeitos do dispositivo da sexualidade está a
experiência corporal generizada. Para Butler, o corpo não pode ser visto
como uma estrutura passiva onde o gênero se insere. Nesta mesma linha
de pensamento, De Lauretis (1994) diz que o sistema sexo/gênero constrói
o sexo como pré-discursivo, sistema constantemente atualizado pela mídia,
onde não há O sexo torna-se o mais importante, torna-se a pauta do dia desde que encerado nos limites do inteligível, da norma. Por isso, algumas Feministas apontam a heterossexualidade compulsória justamente como sistema que acomoda e hierarquiza as relações de gênero, onde o homem é o modelo para todas as relações, inclusive aquelas na qual ele não está presente, a explicação esta ancorada na sua falta, como o argumento da falta do pênis, da falta de um homem de verdade para por fim as relações lésbicas. Nos comentários que seguem, ambos sem identificação, a preocupação está em salvar a humanidade reacomodando-a nos quadros binários: “Isto é um absurdo contra a sociedade humana. O homem está se comportando como um animal. Deus nos fez perfeitos para experimentarmos o amor com o sexo oposto. Isto é uma afronta a criação e a moral do povo brasileiro” “Que vadiajem, para onde vai a moral e os bons costumes???” Butler, mostra a historicidade das relações binárias,
o sexo torna-se evidente quando encerrado no sistema sexo/gênero. A assimetria
nas relações é também histórica. Ou será que todas as sociedades, tempos
e culturas imaginaram as mulheres como frágeis e dóceis criaturas? Será
que a própria maternidade sempre foi vista como um dom natural que eleva
‘a mulher’ ao estatuto de ‘verdadeira mulher’? Os feminismos irão propor
uma Enquanto a referência é o binário, o par homem-mulher, as questões relacionadas à homossexualidade causam bastante desconforto; quando se fala em lesbiandade isso fica mais claro ainda. As lésbicas estão inseridas no rol das aberrações. ‘A Mulher’, como oposto complementar do homem, tem sentido quando referendada na relação binária (Butler, 1999), por isso Wittig (1980) disse que as lésbicas não são mulheres. É preciso sair do quadro de pensamento binário para pensar as relações lesbianas. Nos dois comentários seguintes, assinados por homens, o lugar de fala lhes permite recorrer ao fetichismo do ver. ‘A mulher’ cabe o papel de objeto de desejo, enquanto o homem o de portador do olhar. Neste sentido a homossexualidade feminina serve de estimulo para o olhar masculino, e nem aqui numa relação homossexual feminina o homem pode estar fora, ele aparece como expectador ativo de um espetáculo feito para ele . “Essas fotos me dão tesão” “Caralho... Porque não me chamaram para uma parada dessas sou louco por lésbicas!!!” Por isso, os feminismos querem destruir os gêneros, criar os seres em constante criação e recriação de si. Feminismos com fronteiras móveis, sem papéis fixos, mas posições móveis e seu potencial de mudança em constante movimento... O Eccentric subject de Lauretis; a Mimesis de Irigaray, o Nomadismo identitário de Braidotti não pensam na perspectiva de um sujeito puro, mas sim que consegue criticar, questionar o aparato do conhecimento. Conhecimento não um fim em si mesmo mas, abrir ao novo para que as identidades não se fixem como nos comentários furiosos que podemos observar... Afinal o corpo, o sujeito não é sempre o mesmo o tempo todo, o aparato que constrói o corpo não consegue fixa-lo, ora ele é assujeitado, ora consegue fugir. E são nestas linhas de fuga que novas figurações humanas mostram um social com mais cores, sons, luzes, e ao sabor da irreverência dançam a dança da multiplicidade das práticas sócias, que de modo algum pode ser vista como homogênea, uniforme e única. Por isso, fechamos este escrito com dois comentários escritos por mulheres, que se identificaram, estão atentas ao movimento: “Parabéns pela mostra! Essa é a grande beleza da diversidade! Mulheres com mulheres, homens com homens, mulheres com homens... por que não? ARRASARAM!!!” “Muito boas as fotos. Visibilizar é preciso! Agora, o mais interessante é olhar as reações das pessoas na exposição” Imagens: REFERÊNCIAS BENHABIB, Seyla; CORNELL, Drucilla. Feminismo como crítica da modernidade: releitura dos pensadores contemporâneos do ponto de vista ma mulher. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1987. BRAIDOTTI, Rosi. Sujeitos nómades: corporización y diferencia sexual em la teoria feminista contemporânea. 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Questions feminists. n. 7, Paris: Tierce, fev. 1980. 1 Gíria utilizada por gays e lésbicas para designar uma novidade, algo desconhecido. 2 O termo lesbiandade vem sendo adotado pelas organizações sociais de lesbianas em oposição ao termo lesbianismo por sua associação com a concepção de homossexualidade como doença, que vigorou no CID-10 (Código Internacional de Doenças) até a década de 80. 3 Trabalho apresentado à Profª Drª Tânia Navarro-Swain, como requisito parcial para avaliação na disciplina Epistemologia Feminista, realizada no 2º semestre de 2003. 4 Doutoranda matriculada no programa de pós-graduação em História, na área de concentração em Estudos Feministas e de Gênero/UnB. Sob a orientação da profª Drª Tânia Navarro-Swain realiza pesquisa referente à construção dos corpos lesbianos nos movimentos sociais do Brasil, entre os anos 60 e atualidade. 5 Texto escrito para a abertura da exposição de fotos realizada na Biblioteca da UnB. 6 Sigla utilizada para destacar a participação das lesbianas no movimento gay, designada: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 7 Os comentários foram transcritos tal como aparecem no caderno, ou seja, com os erros gramaticais e problemas semelhantes. labrys,
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